Jardinar dentro e fora de casa

Conversas_Contagiantes - LIVE
21.06.20


As Conversas Contagiantes não acabaram. Faltava uma. A #TrepadeiraEmCasa desconfinou e dá agora lugar à #TrepadeiraForaDeCasa, com outras novidades, que desvendaremos em breve. Para fecharmos com chave de ouro as Conversas Contagiantes, tivemos connosco a Teresa Chambel, 51 anos, a arquiteta paisagista responsável pela Revista Jardins - a publicação nacional de referência no mundo da jardinagem.
 

A Teresa é casada e tem duas filhas, com 20 e 23 anos. Elabora projetos enquanto arquitetura paisagista desde 1994, sobretudo jardins privados, e é a autora dos livros “Um jardim para cuidar” (2012) e “Um jardim dentro de casa” (2015). 
 

Foi Presidente da Associação Portuguesa de Jardins e Sítios Históricos e, desde 2015, é diretora da revista Jardins e a blogger do respetivo site. Conta também com uma rubrica quinzenal de jardinagem na RTP1, no programa da manhã Praça da Alegria.
 

Assume o seu fascínio por trepadeiras e considera-as “as verdadeiras paredes verdes do clima mediterrânico”. Por isso, veio partilhar algumas dicas e sugestões práticas sobre elas. Por exemplo, como garantir o seu florescimento nas nossas varandas, terraços ou quintais? 
 

Ainda assim, este live foi além das trepadeiras. Conversámos com a Teresa sobre a sua paixão por jardins, a relevância dos espaços verdes para a oxigenação das cidades e o seu valor enquanto lugares inclusivos - onde facilmente vemos pessoas de todas as idades.


Os jardins e o universo botânico são, sem dúvida, intergeracionais. Desde sempre que as plantas são alvo da curiosidade humana e, tal como nós: nascem, crescem e morrem. Esta conversa foi um convite para mergulharmos neste mundo e nesta temporalidade - tão social e ambiental. 


Se perdeste o direto, não perdeste a conversa. A gravação está disponível no Facebook da Cabelos Brancos, aqui.


--- Este foi o último episódio da rubrica Conversas Contagiantes. Muito obrigada por todas as vossas perguntas, comentários e opiniões! ---