Moda sustentável com tecidos e pessoas vintage

Conversas_Contagiantes - LIVE
24.05.20


Neste Domingo, foi a vez da empreendedora social Helena Antónia entrar na sala virtual de Conversas Contagiantes, onde semanalmente se cruza a Sociedade com o Ambiente num formato de entrevista descontraída e interativa.
 

A Helena é o rosto por detrás do Vintage for a Cause - projeto e marca de moda ética e sustentável nacional que fundou em 2012, que alia a economia circular à inclusão social e empoderamento feminino. A ideia-base passa por criar, consumir e reaproveitar – tudo num ciclo só. 
 

Após licenciar-se em Direito, foi com a pós-graduação em Empreendedorismo e Inovação Social que a Helena começou a estruturar este projeto, enquadrando problemas sociais e ambientais numa resposta concreta: um negócio sustentável e passível de ser replicado. 
 

Desde o início do projeto, a Vintage for a Cause já contribuiu para uma poupança de cerca de 1000 kg de desperdício têxtil, 3 milhões litros de água 7 mil kg de dióxido de carbono. Graças à sua componente social, tem preenchido a lacuna existente nas atividades ocupacionais à disposição de mulheres mais velhas - fora da vida ativa e que não se sentem enquadradas nas respostas tradicionalmente oferecidas, ficando mais facilmente vulneráveis no mercado de trabalho. 
 

O reconhecimento público do trabalho desenvolvido pela Vintage for a Cause ganhou novos contornos logo no início deste ano, uma vez que a Helena António foi a grande laureada da 11.ª edição dos prémios Terre des Femmes da Fundação Yves Rocher - uma iniciativa que pretende apoiar e dar visibilidade a projetos de mulheres portuguesas na área do ambiente.
 

A Trepadeira felicita a Vintage for a Cause por mostrar como o vintage não está apenas nos objetos, mas também nas pessoas. Cada vez mais reconhecemos, respeitamos e valorizamos a idade e a história da roupa. Se falássemos de pessoas vintage com sentido de igualdade, dignidade e respeito, a luta contra o idadismo vislumbraria outro alcance? 
 

Apesar de extensa, esta conversa foi muito rica e elucidativa. Tal como a Trepadeira, a Vintage for a Cause é também um projeto socioambiental.

 

Se perdeste o direto, não perdeste a conversa. A gravação está disponível no Facebook da Cabelos Brancos, aqui.
Não percas a próxima Conversa Contagiante, para que possas participar, em direto, com as tuas perguntas, dúvidas ou opiniões!