Viagem intergeracional a um futuro sustentável

Conversas_Contagiantes - LIVE
17.05.20


A Conversa Contagiante deste Domingo teve uma novidade: em vez de um(a), tivemos dois convidados connosco. No dia da estreia televisiva da série documental “É p’ra amanhã”, estivemos à conversa com a Teresa Carvalheira e com o Luís Costa, dois dos seis membros deste projeto incrível. 
 
O “É p’ra amanhã” conta com cinco episódios que nos mostram o que de melhor se está a fazer em Portugal - de norte a sul (e do litoral ao interior) do país - ao nível da sustentabilidade. Uma mão cheia de episódios que cobrem as áreas da Alimentação, Energia & Mobilidade, Economia, Política e Educação.
 
Inspirados no documentário francês Demain (2015), o foco do É p’ra amanhã são os sucessos – “o que estamos a fazer de bom” para gerar as desejáveis mudanças de comportamento. Tal como a Trepadeira, acreditam que o medo é paralisante e que os bons exemplos são contagiantes.


A nossa pergunta de partida para esta Conversa Contagiante foi “Quem são estas pessoas que estão a fazer diferente?". A Teresa (produção) e o Luís (Coordenação) apresentaram os outros elementos da equipa - Pedro Serra (Realização), Edgar Rodrigues (Design), Verónica Silva (Comunicação), Francesco Roca (Gestão) - e a casualidade de se juntarem devido a este projeto.
 
Esta série dá-nos a conhecer as pessoas e as iniciativas em Portugal que contribuem diariamente para um futuro mais sustentável. Várias geografias e várias idades. Na verdade, é na busca de uma sustentabilidade intergeracional que o É p’ra amanhã se cruza com a Trepadeira. Ou seja, a sustentabilidade que une todas as faixas etárias e não segrega ou culpabiliza os mais velhos.


Neste projeto, vemos soluções sustentáveis protagonizadas por novos e velhos e torna-se claro que a mensagem da sustentabilidade se pode manifestar (e ser promovida) por pessoas de todas as idades, ora ao nível individual ora fazendo parte de escolas, empresas, cooperativas ou municípios. O “É p’ra amanhã” deixa claro que a sustentabilidade é de todos e que ganhamos mais unidos do uns contra os outros. Não há idades, há uma missão comum.


Queres saber mais sobre os bastidores e o futuro deste projeto? 

 

Se perdeste o direto, não perdeste a conversa. A gravação está disponível no Facebook da Cabelos Brancos, aqui.
Não percas a próxima Conversa Contagiante, para que possas participar, em direto, com as tuas perguntas, dúvidas ou opiniões!