Ser velho em tempos de pandemia

Conversas_Contagiantes - LIVE
10.05.20


Mais um Domingo e mais uma conversa contagiante (sem vírus). Desta vez, a nossa convidada foi a Alexandra Lopes, socióloga e especialista em questões demográficas, de envelhecimento e saúde. Atual professora e investigadora na Universidade do Porto, a Alexandra entrou na nossa sala virtual para debatermos os efeitos do isolamento prolongado na saúde mental das pessoas mais velhas e a sua discriminação criminosa em muitos países atingidos pelo Covid-19. 


"Ser velho em tempos de pandemia" foi o mote desta conversa. Fértil em partilhas genuínas, exemplos concretos e estudos nacionais enquadrados num contexto além-fronteiras.


Algumas das questões que estiveram em cima da mesa:


1. Quais as consequências do isolamento social e confinamento obrigatório das pessoas mais velhas, quer em contexto domiciliar ou institucional?


2. Encarar esta onda discriminatória que se gerou contra as pessoas mais velhas -  com o aumento da visibilidade dos discursos e comportamentos idadistas - pode ser uma oportunidade histórica para denunciarmos a discriminação e violação de direitos humanos que sempre ocorreram de uma forma normalizada na sociedade?


3. Que tipo de soluções podem ser encontradas para evitar que as pessoas mais velhas se afundem no auto-isolamento recomendado, que pode promover a auto-segregação e a legitimação do isolamento?


4. Como podemos promover relações igualitárias entre diferentes gerações quando a sociedade contemporânea está assente no culto da juventude? Vivemos na era do anti-ageing e na ideia estigmatizante de que ser velho é sinónimo de declínio, doença e exclusão. Como mudar este paradigma? Como propõe a Trepadeira, será o debate ambiental um trampolim para promover práticas intergeracionais?


 

Curioso(a)? Se perdeste o direto, não perdeste a conversa. A gravação está disponível no Facebook da Cabelos Brancos, aqui.
Não percas a próxima Conversa Contagiante, para que possas participar, em direto, com as tuas perguntas, dúvidas ou opiniões!