Cristina Fernandes, 50 anos
Ep.1- Podcast Trepadeira

 

Já gravámos o primeiro episódio do Podcast Trepadeira que resulta de uma parceria estabelecida entre a Cabelos Brancos e o Media Lab da Universidade Autónoma de Lisboa, enquadrada no Projeto Trepadeira.

 

Todos os meses, este podcast pretende dar voz aos moradores e comerciantes deste território sobre as suas memórias, experiências e aspirações, no âmbito social e ambiental da comunidade onde residem/trabalham.

 

A nossa primeira grande entrevistada foi Cristina Fernandes, 50 anos, nascida e criada em Santa Marta. Cristina é proprietária de um negócio familiar, a já histórica Casa das Conchas, no número 19 de Santa Marta, na Freguesia de Santo António.

 

Este negócio é uma loja vintage que vende peças em segunda mão, desde mobiliário a artigos utilitários. Estes objetos têm a particularidade de ter uma história dentro da grande história do tempo da vida. A possibilidade de serem reciclados ou reutilizados dá-lhes ainda mais anos e a criação de novas memórias.

 

Cristina deu-nos um retrato emocionante e singular do passado e presente desta comunidade que vive atrás dos holofotes da Avenida da Liberdade. Também nos deixou algumas pistas do que pode contribuir para melhorar a coesão social e ambiental deste território. São José e Santa Marta são as típicas traseiras que fazem contraste com a majestosa e luxuosa Avenida da Liberdade.

 

Muito obrigada à UALMedia pela cedência dos estúdios e à Cristina Fernandes/Casa das Conchas  por persistir e resistir às mudanças, nem sempre favoráveis, na Rua de Santa Marta.


 

Spotify: https://spoti.fi/3b7uhG4 

Apple Podcasts: https://apple.co/2Q00S8J